domingo, 1 de agosto de 2010

O Mistério da Piedade


“Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em Espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória” (I Tm 3:16).
Na época quando o apóstolo Paulo escreveu as suas cartas, sem dúvida, o que influenciava os pensamentos dos homens era o pensamento e a filosofia dos gregos. O Novo Testamento foi escrito na língua grega. Os gregos tinham dois tipos de religião:
a) OS DEUSES TRADICIONAIS - estes moravam no Monte Olimpo. Eram de grande beleza, mas tinham paixões humanas como nós temos. Brigavam, mentiam e até cometiam imoralidade! Os gregos faziam estátuas destes “deuses” e as adoravam. Paulo faz referência a isso quando visitou Atenas e fala da estátua “ao deus desconhecido”.
b) OS CULTOS DE MISTÉRIO - muitos gregos não ficaram satisfeitos com a religião antiga, por isso desenvolveram estes cultos de mistério. Tinham por exemplo “O Mistério de Isis” e “O Mistério de Heloise”. Alguns destes cultos se basearam nas religiões orientais. Todos tinham algo em comum, a promessa de conhecimento secreto que só os adeptos ou seguidores receberiam. Tinha que estar “por dentro” da seita para ter este conhecimento. Muitos tinham os seus ritos de iniciação e desenvolvimento nos segredos sacros. Existem até hoje tais “cultos”, tenhamos cuidado!
Eis que vem uma surpresa! Esta palavra “mistério” misterion ocorre vinte e sete vezes no Novo Testamento, três vezes nos Evangelhos, vinte vezes nas epístolas de Paulo e quatro vezes por João no Apocalipse. Mas a palavra “mistério” não quer dizer “algo desconhecido” ou “oculto”. Muito pelo contrário! Mistério no Novo Testamento não é algo que nós chamaríamos de “misterioso”, mas é aquilo que outrora era oculto, mas que agora é revelado por Deus.
Podemos ver vários exemplos nas cartas de Paulo:
Na carta aos Colossenses (1:26) o apóstolo fala do “mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos.” O mistério, outrora oculto mas agora revelado na sua gloriosa plenitude é a habitação de Cristo nos seus santos: “Cristo em vós, a esperança da glória” (27).
A Igreja é outro mistério agora revelado: “O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas” (Ef 3:5).
Em Romanos 16:25-26 o grande servo do Senhor escreve: “Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde os tempos eternos esteve oculto, mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé”. Notemos as palavras usadas nestes versículos: “esteve oculto” “agora revelado” “se manifestou” etc.
Em I Tm 3:16 temos um mistério que Paulo chama de “evidentemente grande”, ou seja, muito importante. O historiador eclesiástico do quarto século, Eusébio (263 a 339 d.C.), chama este versículo de “hino antigo”. Pode até ter sido cantado entre os cristãos, todavia o que é mais importante é o fato que é inspirado por Deus.
“O Mistério de Piedade”. O que significa a palavra “Piedade”? Piedade se refere à reverencia e respeito para com Deus. Alguns entendem o sentido do versículo ser “Grande é o mistério da nossa crença, a nossa fé” que agora Paulo resume nestas palavras importantes.
1. DEUS SE MANIFESTOU EM CARNE

Todas as lojas em novembro e dezembro fazem referência ao Natal. No meio das decorações, presentes e a empolgação são poucos os que se lembram que nestas cinco palavras temos a verdadeira mensagem de Natal!
“Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei” (Gl 4:4).
É sempre importantíssimo lembrar que Ele não continuou sendo “o bebê de Belém”, mas que era “Deus manifesto em carne” com um propósito aqui na terra como revelado pelos anjos:
“Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens” (Lc 2:14).
2. FOI JUSTIFICADO NO ESPÍRITO
No Novo Testamento a palavra “espírito” pode se referir ao espírito do homem ou ao Espírito Santo. Alguns crêem que Cristo se sentiu justificado no seu próprio espírito. È verdade, pois Ele jamais precisava a justificação que vem de fora, o que nós precisamos, todavia creio que é melhor entender aqui que Cristo foi justificado pelo Espírito, ou seja, o Espírito Santo demonstrou ao mundo que o que Cristo dizia ser era a verdade acerca de Si mesmo. O Espírito Santo continua fazendo o mesmo trabalho!
3. FOI CONTEMPLADO POR ANJOS
Uma tradução melhor desta frase seria: “se apresentou aos anjos”. Quando O Senhor Jesus foi visto pelos anjos? Muitas vezes! Já falamos de Belém, mas podemos lembrar como os anjos ministraram a Ele depois de sua tentação (Mt 4:11), na hora da agonia no jardim de Getsêmani (Lc 22:43) antes da crucificação, os anjos declararam Sua ressurreição (Mateus 28) e assistiram Sua ascensão (At 1:10).
Creio, porém, que esta apresentação aos anjos foi depois de tudo isso quando Cristo voltou ao céu e se apresentou a Deus perante todos os santos anjos.
4. FOI PREGADO ENTRE OS GENTIOS
A palavra “gentios” significa, as “nações”. O fato de Cristo ser pregado aos gentios também foi um mistério, tão grande que Pedro não acreditava nisso até que foi-lhe revelado numa visão do céu (Atos 10:1-48). Esta é a nossa responsabilidade como servos e servas do Deus vivo hoje!
“Oh, vede os campos branquejando!
Irmãos, é tempo de ceifar!
Depressa a vida vai passando,
Não recusemos trabalhar!

Oh quem irá?
Dizer-lhes que há um Salvador?
Pois manda-me Tu, meu Senhor.”

José Ilídio Freire (1892-1987)
5. FOI CRIDO NO MUNDO
Vemos que o Seu próprio povo rejeitou ao Senhor Jesus:
“Veio para o que era seu, e os seus não o receberam” (Jo 1:11).
Não tem sido sempre a verdade! Muitos ainda o rejeitam, mas graças a Deus por qualquer adulto e criança que O recebe pela fé! No mundo inteiro tem pessoas que hoje estão se convertendo ao Senhor Jesus, muitas vezes sob grande oposição e resultando em feroz perseguição por parte de parentes e colegas.
6. FOI RECEBIDO ACIMA NA GLÓRIA
O Cristo ressurreto e vivo, ascendeu em triunfo à gloria do céu. Hoje Ele está assentado à destra do Pai. Para sempre será admirado e exaltado pelo que realizou aqui na terra.
“Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra e glória, e ações de graças” (Ap 5:12).
Anos atrás ouvi uma mensagem do irmão Jim Flanigan (da Irlanda do Norte). Ele descreveu graficamente uma visita que fez a Betânia, o lugar de onde Cristo subiu para o céu. Comentou no grande contraste entre Betânia, uma cidade pequena e poeirenta, e o céu para onde o Salvador foi!
Graças a Deus temos a mesma esperança, não sabemos quando, mas um dia o Senhor Jesus voltará e seremos arrebatados e levados à glória para estarmos para sempre com Ele. “Amém! Vem, Senhor Jesus!”

Jaime Jardine

Nenhum comentário:

Postar um comentário