domingo, 30 de maio de 2010
Que Fragrância Você Exala?
Por Robert J. Tamasy
Recebemos impressões e chegamos a conclusões baseados no que vemos e ouvimos. Entretanto, nosso modo de pensar, também pode ser influenciado pelo que cheiramos. Quando garoto sempre gostei do cheiro dos lápis de cera. Representavam a oportunidade de ser criativo pintando as figuras do livro para colorir. Amo e acho revigorante o cheiro de café pela manhã. A ida ao cinema será incompleta sem o cheiro de pipocas. E não conheço ninguém que não aprecie o “cheiro de carro novo” de um zero quilômetro.
Os ambientes de trabalho têm também cheiros e odores característicos. Quando trabalhava em jornais havia o cheiro inconfundível de tinta e papel para impressão, que eu levava para casa impregnado em minhas roupas. Quando ao caminhar passamos por um restaurante, os aromas que pairam nas imediações nos tentam a entrar e checar o menu. Certas instalações fabris são conhecidas pelo cheiro de seus produtos e dos processos que utilizam.
Você já pensou que, como profissionais e pessoas de negócios, também exalamos “perfumes” exclusivos que nossos companheiros de trabalho notam? Não me refiro ao desodorante (ou à falta dele), gel capilar ou colônia. Mas da fragrância da nossa personalidade – o “ar” que nos segue quando entramos no ambiente ou chegamos para uma reunião. Como somos: entusiasmados ou taciturnos, otimistas ou pessimistas, ativos ou letárgicos, ansiosos ou relutantes?
Nossas crenças afetam o “perfume” que projetamos para os outros. A Bíblia diz que através de Seus seguidores Deus “exala em todo lugar a fragrância do Seu (de Cristo) conhecimento" (II Coríntios 2.14). Os seguidores de Jesus Cristo, onde quer que estejam, são Seus representantes. Considere as ramificações disto:
Somos embaixadores de Deus. Assim como um embaixador estrangeiro representa sua nação em outra parte do mundo, os seguidores de Jesus são Seus “embaixadores” junto àqueles que ainda não O conhecem. Isto pode ser bom ou mau. Assim como embaixadores deficientes dão uma má impressão sobre seu país, um seguidor de Jesus hipócrita ou sem consistência, pode dar uma impressão insatisfatória aos outros. “Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o Seu apelo por nosso intermédio” (II Coríntios 5.20).
Somos a “equipe de vendas” de Deus. O melhor vendedor é o consumidor satisfeito, que usou e apreciou o produto ou serviço e seus benefícios. De maneira similar, os que seguem a Jesus estão bem equipados para falar o que Ele significou em suas vidas e o que Ele pode significar para outros.“Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus” (II Coríntios 5.20).
Somos a linha divisória de Deus. Nem todos reagirão favoravelmente aos que seguem e vivem para Jesus Cristo, não importa o que seja dito ou feito. Tudo o que podemos fazer é viver tão genuína e fielmente quanto possível, deixando que os outros respondam da forma que escolherem. “Porque para Deus somos o aroma de Cristo entre os que estão sendo salvos e os que estão perecendo. Para estes somos cheiro de morte; para aqueles, fragrância de vida” (II Coríntios 2.15-16).
O que importa é que para aqueles que rejeitam Jesus, Ele deve ser motivo de ofensa, não para os que O seguem. “Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e uma rocha que faz cair; e aquele que nela confia jamais será envergonhado” (Romanos 9.33).
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